terça-feira, 25 de agosto de 2009

Voltando no tempo....Sleepers - A Vingança Adormecida


Nossa como o tempo voa....Eu não tinha parado pra pensar quanto tempo faz que vou ao cinema ( desde meus 4 anos) e quantos filmes eu já assisti...mas hoje ao sentar diante da tv me veio a mente um dos filmes que mais me chocaram a mente.

Eu tinha treze anos, era uma ninfeta que começava a descobrir a sétima arte....queria ir todas as semanas ao cinema e colecionava artigos de diversos atores.

Fazia 2 anos que eu tinha descoberto por acaso meu ator favorito, o Brad Pitt, em um ótimo filme que quase fez minha mãe vomitar no cinema ( o filme era Entrevista com o Vampira), pois bem...como sempre eu entrava no cinema em qualquer filme, até jmesmo proibido para menores, claro, sempre acompanhada de minha mãe....acho que herdei a fascinação por cinema dela....Foi em uma dessas idas ao cinema que me deparei com "Sleepers - A Vingança Adormecida". Tinha lido os comentários e as críticas, tinha assistido o trailler, mas não tinha noção do que eu iria ver. Como sempre, mal saia o filme do Brad Pitt e eu ia correndo.... Esse foi igual....sentamos no meio da sala de projeção, nos acomodamos, a bolsa da minha mãe ao lado, pipoca e refri, tinha pouca gente e não me lembro que dia da semana era. Então começou, primeiro os avisos, depois os traillers e o filme.

No começo parecia um filme normal, quatro garotos do Hell's Kitchen, uma subdivisão de um bairro de periferia de Nova Iorque. Um tempinho depois vem o começo pra valer do filme, antes era só a introdução, o começo mesmo era os 4 garotos deixando um carrinho de cachooro quente cair escada baixo em um metrô e esses mesmos 4 garotos sendo condenados ao Reformatório. e o mais chocante....tá tudo bem, eu não era inocente, já tinha ouvido falar sobre, mas como foi apresentado no filme é que foi mais chocante....os garotos sendo violentados sexualmente...Aquilo nuca saiu da minha mente...primeiro porque era abuso sexual, uma coisa tão horrenda e suja e por cima eram cometidos por guardas....não entrava na minha mente juvenil como isso era possível....hoje eu sei que existe louco pra tudo.

Mas este filme me fez pensar e refletir....até onde os traumas vão, até onde as pessoas aguentam serem molestadas e ficarem caladas, este filme mostra isso. E ele trata sutilmente de uma vingança....tal como dizem que : " a vingança é um prato que se come frio"...esse filme mostra isso. Com as belas atuações de DeNiro, Hoffman, Pitt e Patrick....este filme devia ser visto e revisto por todos que trabalham com reeducação e reabilitação infantil e juvenil.

A minha nota para este filme não pode ser inferior a 10!!!!!

Nenhum comentário: